PLÁSTICO VERDE
O polietileno, o plástico mais popular do mundo, pode ser encontrado em diversos materiais em nosso cotidiano. Aproximadamente 100 milhões de toneladas desse material são produzidos anualmente no planeta.
O polietileno é obtido pela reação de polimerização por adição do etileno (-CH=CH-), um derivado do petróleo. Esse polímero é representado por: (-CH2—CH2-)n , onde n pode valer de algumas poucas centenas a muitos milhares.
Mesmo antes que as reservas de petróleo acabem, a busca por outras fontes de matéria-prima para a indústria química, incluindo a indústria dos plásticos, é interessante, tanto por questões econômicas (relativas ao preço do petróleo) quanto ambientais. Plásticos obtidos a partir da cana-de-açúcar estão na linha de frente das pesquisas em nosso país, são os chamados “plásticos verdes”.
O etileno pode ser obtido do álcool etílico (etanol), derivado da cana-de-açúcar, por uma técnica chamada desidratação alcoólica.
Assim, pode-se obter o polietileno por meio da seguinte via alternativa:
A última etapa usa a mesma reação de polimerização do etileno vindo do petróleo. O “polietileno verde” apresenta as mesmas características daquele obtido do petróleo. Não é biodegradável, mas pode ser reciclado e reutilizado inúmeras vezes. Quando sua vida útil termina, pode ser incinerado sem maiores danos ao meio ambiente, uma vez que sua matéria-prima é renovável – a cana-de-açúcar, ao se desenvolver, absorve 2,5 quilos de CO2 para cada quilo de polímero produzido.