Deixe o Seu Comentário

É muito importante conhecer a sua opinião!

25/01/2010

POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?


A palavra “química” anda sendo utilizada, atualmente, como sinônimo de “tóxico”, “não-natural”, “prejudicial”. Quem nunca ouviu a frase “alimentos sem química”? Entretanto, e de maneira contraditória, é muito comum, também, o elogio a esta ciência: “ progresso da química”. Afinal, o que significa esta palavra? Ela é boa ou ruim? Leia o texto abaixo e deixe seu comentário.

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
A Química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos (alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, etc.) e todo mundo deve compreender isso tudo. Ela não é uma coisa ruim que polui e provoca catástrofes como alguns, infelizmente, pensam. O conhecimento dos principais fundamentos da Química fará com que nos tornemos um consumidor mais atento, mais consciente das questões ambientais e sociais que nos cercam e mais aptos a participar na busca de soluções para esses problemas.
Início da Química
Pré-História
Descoberta do fogo.
Idade Antiga - 4000 a.C. a 3500 a.C.
Egípcios, gregos, fenícios e chineses, entre outros, obtiveram metais (ouro, ferro, cobre, chumbo etc.), vidro, tecidos, vinho, cerveja, sabões, perfumes e duas ligas metálicas: o bronze (cobre e estanho) e o aço (ferro e carvão).
Idade Média – século V a XV
A Química recebe o nome de alquimia.
Os alquimistas tinham dois grandes objetivos:
· obter o elixir da longa vida;
· conseguir a pedra filosofal, que permitiria transformar um metal comum (ferro, cobre, chumbo etc.) em ouro.
Idade Moderna – século XV a XVIII
Surge a química médica ou latroquímica (século XVII). Nessa época, os químicos, liderados pelo suíço Paracelso, abandonaram as duas metas alquimistas e passaram a descobrir substâncias que curavam doenças (remédios).
Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.
Idade Contemporânea – século XIX a XXI
Surgimento da Química Tecnológica. Construção de aparelhos que permitem a execução prática das teorias e também a descoberta de centenas de novas substâncias por dia, muitas das quais importantes para a humanidade.

16 comentários:

  1. Eu achei interessante por que fala sobre quando a quimica surgiu e que ela esta presente em tudo

    Lucas Amancio

    9º nao

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante como voce fala super bem da quimica antes de ler sobre quimica eu pensava que era uma coisa muito chata mas depois de ter lido eu vi que eu estava enganado pois e muito legal.Gostei de todo o site mas o que me chamou atençao foi a quimica na idade moderna. Parabens!! Jorge A.Almeida Fernandes
    ISA 8 serie 9 ano

    ResponderExcluir
  3. É incrível como podemos mudar a nossa maneira de pensar com uma simples leitura, como diz no texto acima, as pessoas, logo de cara já acham que qualquer objeto ou matéria relacionada a Química, é prejudicial a saúde, ou é tóxico. Assim, percebemos que a Química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos e todo mundo deve entender e compreender isto. =)
    Gustavo Araújo Mafalda - 9º ano, Instituto Santo Antônio

    ResponderExcluir
  4. É importante lembrar que como a humanidade está evoluindo por produzir formas novas de materiais de consumo, é dever do Químico tentar manter o sistema ambiental equilibrado por, empiricamente, facilitar o processo de degradação desses materiais não permitindo que esses venham a agredir em grau extremo Meio Ambiente. Portanto, percebemos que, o profissional da área de Química que anteriormente era observado pela sociedade como alguém que poderia ocasionar altos danos ao Meio Ambiente, hoje consta por ser uma peça fundamental para manter, junto com outros profissionais, a harmonia desse sistema. Com isso, podemos observar que nesses últimos anos os profissionais da área de Química podem também ter sua versatilidade aplicada na área de Meio Ambiente, atuando em orgãos estaduais ambientais.

    Aluno: Kelvin
    Serie: 9º ano

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista, eu nunca ia imagina que a Química fosse tão importante para o ser humano ou mesmo que fosse tão abrangente como ela é, a Química pra mim antes, era uma coisa quase que sem definição, mas agora eu consigo entender melhor, o que ela é realmente. Consegui perceber também que a Química é e sempre será, muito importante para a evolução de tudo, basicamente falando, achei tudo muito interessante.

    Aluna: Fernanda Soares
    Série: 9º ano
    Escola: ISA

    ResponderExcluir
  6. É impressionante o surgimento da Química, e como ela é usada até hoje!

    Claudiane Rocha
    9º Ano, Instituto Santo Antônio

    ResponderExcluir
  7. eu gostei muito desse blog porque ele me mostrou um outro lado da quimica que noa e so aquele de destruiçao bombas mais sim aquela lado positivo que e para ajudar a humanidade,mais muito obrigado a meu professor que me mostrol esse blog que e muito interesante

    ResponderExcluir
  8. Pedro Dias 3º ano ISA

    é um blog bem interessante esse, já que nos fala
    bastante informaçoes relacionadas à quimica,ou seja, é bem curioso essa leitura, pois ela nos mostra o inicio de tudo na quimica, a sua evolução, como ela tem sido vista na atualidade, as suas positividades e tambem o lado negativo que pode ser feito dela. Enfim uma simples leitura pode despertar um grande conhecimento !

    ResponderExcluir
  9. Achei este texto super interessante, porque você descreve a Química de uma forma que conseguimos compreender, e aí se torna bem mais fácil 'aceitar' que a Química não é sinônimo de tóxico, não-natural e prejudicial, e sim que ela está presente em nossa vida.

    Thiago Aguiar, ISA, 9º ano.

    ResponderExcluir
  10. Putz....pq estudá-la?bom pq hj realmente está em tudo,e eu,amante da tecnologia,estava numa bela tarde de sol lendo alguns artigos a respeito de pc's i talz...até q eu me deparei com q? com nossa amada Química....i justamente onde eu não esperava ela apareceu...aff
    dá uma oolhada no artigo: http://www.baixaki.com.br/info/3630-computacao-otica-o-computador-com-a-velocidade-da-luz-.htm

    Lucas Pires,3ºano ISA
    Flws!!!

    ResponderExcluir
  11. A Quimica é meio legal mas depende da hora, se vc estiver afim de explodir alguma coisa é interessante mas para estudar AFF... ninguem merece aquele tanto de formulas e coisa e tal, mas tudo bem pode servir pra alguma coisa. Respondendo a sua pergunta prof. a radioatividade assim como todas as coisas que existem é tanto maléfica quanto benéfica, depende da forma como vai ser usada.
    Té a próxima
    Gabriel D'Mello - 3º ano ISA

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei muito legal essa ultima aula que tivemos,pois vimos como a Química surgiu e que ela esta presebte emn tudo.E foi bom que agora eu sei o que é Química,pois antes pra mim era uma coisa que eu não sabia o que era e nem pra que servia agora ta um pouco mais claro pra mim!
    Luisa Mendes-9°-ISA

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que a Química era tão importante na nossa vida e que estava presente em tudo,antes para mim química se resumia apenas em formulas e hoje entendo que a química está em toda parte. Também entendi que química não é a mesma coisa que tóxico, foi bem significante essa aula pra mim.
    Isabela Somerlate - 9ª ano ISA

    ResponderExcluir
  15. Eu achei muito interessante estudarmos Química, pois antes eu não sabia o que era e nem que ela está em praticamente tudo! Estou adorando estudar química, parece ser uma ótima matéria e o blog está realmente muito interessante!
    Carolina veiga - 9° ISA.

    ResponderExcluir