Deixe o Seu Comentário

É muito importante conhecer a sua opinião!

30/04/2010

Álcool líquido X Álcool gel


ÁLCOOL LÍQUIDO
92% etanol + 8% de água
- é altamente explosivo.
devido as suas características de alta volatilidade, o álcool líquido é facilmente inflamável.
não é tóxico em contato com a pele
-  queima rapidamente devido ao seu alto poder de inflamabilidade.
Quando derramado em qualquer superfície, se estiver em chamas, as mesmas se propagarão rapidamente, tendo em vista seu fácil espalhamento.
Os riscos do álcool líquido, associado a sua escassez na Europa, fez com que há mais de 20 anos o mesmo tivesse sua venda controlada. O mesmo somente é vendido em farmácias como medicamento.
Devido ao controle implementado pela Anvisa, o álcool liquido para efeito de queima (acima de 92º GL), somente pode ser fornecido em embalagens mínimas de 200 litros, i.e. para uso industrial.


ÁLCOOL GEL
etanol 96°GL + carbômero (aumentar a viscosidade) + trietanolamina ( tornar menos volátil e desinfetante)
devido a sua composição especial inibe as características de explosividade do álcool.
tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Atua controladamente, evitando a queima dos dedos das pessoas que utilizam fósforos.
não é tóxico. Os aditivos nele adicionados para retardar o tempo de chama e controlar sua explosividade são comprovadamente atóxicos, do mesmo tipo utilizados em cosméticos.
a mesma quantidade de álcool (1 litro de álcool versus 1 litro de álcool em gel ) este último queimará em um tempo 4 a 5 vezes mais lentamente, dependendo das condições do ambiente. (umidade, calor, vento, etc.)
quando derramado, mesmo que em chamas, devido a suas características de tixiotropia (viscosidade) o mesmo não se espalha, mantendo o fogo localizado.
- contrariamente, o Álcool em Gel ou em forma sólida, já é conhecido e utilizado em outros países há mais de 25 anos, devido a sua segurança no manuseio e outras vantagens associadas.
O álcool em gel para queima não é limitado por essa lei, nem apresenta os riscos durante movimentação, transporte e armazenamento como o álcool liquido.

3 comentários:

  1. Além de ser mais seguro,o álcool em gel ainda ehy eficaz contra a H1N1: http://rainydays.rockerspace.net/alcool-gel-contra-a-gripe-suina-h1n1-nova-gripe-gripe-a/

    o problema eh q ele eh 4x mais caro q o líquido,então aqui vai a dica de como fazer com q o alcool líquido 96% tenha a mesma função do álcoo em gel,a de eliminar os microorganismos:

    O álcool Gel tem uma concentração de 70% de alcool e 30% de água pois assim, o alcool não evapora tão facimente e fica mais tempo agindo no local da aplicação.
    Para fazer, o ideal seria comprar o alcool absoluto mais c/ o 96% tbm dá certo. Para preparar álcool 70% deve-se adicionar, para cada 1000 ml de álcool comercial (96º GL),
    370 ml de água. Pode-se, ainda, acrescentar 270 ml de água em 730 ml de álcool 96º GL para preparar 1L de alcool a 70%.

    Lucas Pires Trindade 3º ano ISA

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que o céu fosse azul,rosa ou violeta por causa de gases influentes ou por causa da temperatura e gostei muito desta reportagem.
    claudiane rocha
    9° ano

    ResponderExcluir
  3. O Álcool em Gel 70% é um produto usado tanto na área de limpeza, saúde e higienização, possuindo uma fórmula eficaz que combate principalmente as bactérias. A substância atua como um anti-séptico e costuma ser usada em ambientes hospitalares ou laboratórios para se desinfetar as mãos.
    Por ser mais eficaz no combate a varios tipos de bacterias, o alcool gel é bem mais caro que o alcool comum, o que dificulta a populaçao a adquiri - lo, o que deveria ser mudado, por ser mais eficiente, deveria ser mais barato para auxiliar a populaçao em sua higiene doméstica.

    Gabriel D'Mello 3º ano ISA

    ResponderExcluir