Forno micro-ondas: um forno sem fogo.
O forno micro-ondas emite uma radiação eletromagnética ( tal como a luz, as ondas de rádio e de TV, a radiação ultravioleta, entre outras). As chamadas micro-ondas têm comprimento de onda muito maior que o da luz e bem menor que o das ondas de rádio; suas radiações “encaixam-se” com a vibração das moléculas de água, abundantes nos alimentos.
À medida que as ondas passam pelas moléculas de água, estas absorvem a radiação e movimentam-se cada vez mais rapidamente; ao colidir com outras moléculas vizinhas transferem a elas parte da sua agitação térmica e o alimento vai sendo aquecido.
Moléculas polares, como as de água, são capazes de absorver bem as micro-ondas e de transformar essa energia em agitação térmica, o que as deixa mais quentes. Já as moléculas apolares ou fracamente polares, como as do plástico dos recipientes, não apresentam muita eficiência para realizar essa absorção e transformação. Porém, as moléculas polares devem estar livres para vibrar; moléculas presas, como a água no gelo, não se aquecem muito bem no aparelho de micro-ondas.
Fonte: Planeta Química (Ciscato & Pereira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário