No campo da odontologia, reações de oxi-redução e fenômenos de formação de pilhas geram consequências importantes. O amálgama ( mistura de mercúrio-Hg, prata-Ag, estanho-Sn, cobre-Cu e zinco-Zn) usado em obturações, se torna suficientemente maleável para poder ser moldado na obturação e, em mais alguns minutos, ele se solidifica o suficiente para suportar a mastigação dos alimentos. Com esse tipo de obturação, se modermos acidentalmente um pedaço de papel de alumínio, poderemos sentir um choque no dente. Isso ocorre porque o alumínio fecha o circuito de uma pilha, provocando reações do tipo:
2Al + 3 Sn+2 + 9 Ag à 2 Al+3 + 3 Ag3Sn
Nessa reação, o alumínio é o ânodo, o amálgama é o cátodo e a saliva funciona como uma solução eletrolítica. A corretne elétrica assim gerada atinge o nervo do dente, provocando a sensação de choque.
O uso de metais ou ligas métalicas diferentes em dentes vizinhos pode também causar a formação de pilhas; nesse caso, não só o paciente poderá sentir choques na boca, mas também a corrosão das próprias restaurações odontológicas poderá ser mais rápida.